quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO

Bem-amados Seres de Luz! Vocês conhecem meditação?
Muitos entendem meditação como apenas um hobby (não que não possa ser), ou apenas um passatempo, apenas uma "modinha", algo que não dá frutos... essa visão é totalmente errônea quanto à meditação.

Estudos científicos já provaram que a meditação é uma das técnicas mais poderosas para a cura do ser humano em todos os sentidos, sendo eles físicos, como por exemplo: a ativação de determinadas áreas do cérebro, o aumento da massa cinzenta (responsável pelo processamento, inteligência), relaxamento do músculo cardíaco, alcalinização do organismo (impedindo até mesmo o câncer), etc... Quanto, também, benefícios psicológicos e mentais, dando como maior exemplo a redução da ansiedade e do estresse.

E falando em estresse, hoje em dia é muito difícil não sermos afetados por esta atmosfera estressante que estamos, de certo modo, imergidos. O trabalho, contas para pagar, problemas para resolver.. muitas vezes estamos totalmente contaminados pelo estresse, pela ansiedade, pela angústia e nem mesmo notamos isso. Acabamos descontando toda essa carga nas outras pessoas, no mundo. Vivemos estressados, como animais ferozes. O remédio para tudo isso é somente uma única coisa: Meditação.


Em minha experiência pessoal, a meditação me promoveu uma total transformação interior. Me promoveu uma grande cura em meu interior, começando pela cura emocional de muitos aspectos que estavam desequilibrados em mim. Me promoveu uma maior percepção de mim mesmo e do mundo.

A meditação relaxa o corpo, acalma a mente e abre o Coração. Relaxando o corpo, conseguimos a cura física. Relaxando a mente, conseguimos a cura emocional, psicológica. Abrindo o Coração, conseguimos a cura na nossa Espiritualidade. Meditar reduz a ansiedade, aumentando a auto-estima, a confiança, o desapego dos problemas. Meditar nos traz centramento, transmutando padrões de pensamentos e sentimentos negativos inconscientes. A verdade é que quando começamos a praticar a meditação, começamos a ficar conscientes dos processos que nos causam sofrimentos, sejam eles internos ou externos, e então, a partir dessa consciência, passamos a transmutar tudo isso. Acreditem, a meditação é um meio poderosíssimo de transmutação! Sem contar que, através dela, nós também recebemos dos planos espirituais a inspiração que necessitamos. Meditar nos alinha com o Cosmos, com a pulsação da Vida, com o Universo, com Deus. Nos alinha conosco mesmos. Nos traz a Cura que necessitamos. A meditação é uma técnica natural que todos temos em Essência, um meio pelo qual recebemos toda a Cura de que necessitamos. Mas, hoje em dia, o mundo esqueceu-se dessa maravilhosa técnica, tão antiga quanto os primórdios da civilização humana. Demos graças que muitos mantiveram a prática meditativa e a passaram para nós, dando-nos conhecimento dessa arte de conexão com nosso Universo interior.

Falar em palavras o que a meditação nos promove realmente é difícil. Apenas experimentando, praticando dia a dia é que pode-se entender o que estou tentando colocar aqui. A meditação é, verdadeiramente, um meio muito poderoso de transformação e cura. Já usei esse exemplo outras vezes, mas uso-o novamente: a lagarta, para tornar-se uma borboleta, passa por uma profunda transformação, que se dá através do casulo, do desligamento do mundo exterior. Assim é com todos nós, seres humanos, ou melhor, Almas, em evolução. Quando nos desligamos do mundo por alguns instantes, nem que sejam 5min, 10min, conseguimos nos conectar ao nosso Eu e ali buscar a fonte de Paz, Cura e Amor que há em nós de forma incessante e incondicional.

Através da meditação contatamos nosso Coração, o local onde Deus fala conosco. É no silêncio do Ser que podemos ouvir a Deus. As vezes, ou talvez eu deveria dizer, quase sempre, buscamos as respostas para nossas dúvidas e indecisões no mundo exterior, nas pessoas, em livros, em palestras. Acontece que nem sempre encontramos as respostas no exterior. Mas quando voltamos para dentro de nós mesmos, encontramos todas as respostas. Quando a mente se acalma, o Coração ascende.



Eu poderia escrever muito mais sobre meditação, mas isso em realidade daria um livro. Se desejar conhecer melhor sobre meditação, dê uma pesquisada na internet, pois há muita coisa disponível, há materiais super interessantes sobre ela. E, é claro, eu não poderia ficar sem deixar uma técnica meditativa neste post, que segue logo abaixo:

1 - Busque um lugar confortável e em silêncio, onde não será interrompido por pelo menos 5 minutos. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta, em uma cadeira ou em alguma posição de Yoga com as pernas cruzadas. Repouse suas mãos sobre suas pernas.

2 - Inspire profundamente e lentamente, enchendo bem abdômem e em seguida o pulmão. Ao cessar a entrada de ar pelas narinas, segure o ar por uns instantes e então o exale lentamente pela boca, como se estivesse soltando, liberando para o Universo toda a negatividade. Faça esse processo respiratório algumas vezes até sentir-se relaxado. Libere todas as tensões do corpo.

3 - Agora que está relaxado, deixe a respiração acontecer naturalmente e apenas observe a entrada e a saída do ar nas narinas. Observando o movimento do ar nas narinas, a mente se acalmará. Isso chama-se contemplação, um dos aspectos mais importantes para a meditação.

4 - Contemplando o ar nas narinas, você acalmará a mente e entrará em estado meditativo. Fique nesse estado de conexão interior o tempo que sentir que deva ficar. Desfrute desse momento com você mesmo!

5 - Quando sentir que a meditação deve ser finalizada, comece tomando outras inspirações profundas, mexendo vagarosamente os dedos das mãos, dos pés, alongando os braços, pernas, corpo e, por fim, abrindo lentamente os olhos.

6 - Agradeça pela meditação e não esqueça-se de praticá-la dia a dia, para desfrutar dos benefícios de conectar-se a si mesmo!

A meditação no começo pode ser realmente difícil, pois não estamos acostumados a nos desligarmos do mundo e a mergulharmos em nosso interior. Mas, a prática é tudo. Faça da meditação uma fonte de Paz diariamente, e tenho certeza que você não irá mais querer abandoná-la.

Paz, Luz e muito Amor!
Bênçãos de Luz!
Namastê!


2 comentários:

  1. Parabéns Cristian Dambrós. Muita luz...Gratidão . NAMASTE.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cristian Dambrós. Muita luz...Gratidão . NAMASTE.

    ResponderExcluir

2021: A Terra está passando por uma grande transição

     Namastê, queridos leitores.      Que as bênçãos mais sublimes se derramem sobre aqueles que leem estas palavras.      A Verdade está se...